Visor de contenido web SEO (JSR 286)

Actions
Loading...
 
Select a Country Site

Changing your site will take you to the URL for that Manpower Group location.

Visit Country Info Page
 

1948

Fundação da Manpower

A Manpower é fundada em Milwaukee, Wisconsin, EUA, em 1948 pelos advogados Elmer Winter e Aaron Scheinfeld. A Manpower começou com uma ideia - Winter e Scheinfeld precisavam de um datilógrafo para trabalhar em um projeto com prazo determinado, mas não conseguiram um profissional temporário. Isso levou-os a perguntar a outras empresas como lidavam com emergências de pessoal - nenhuma teve uma resposta satisfatória. Winter e Scheinfeld concluíram, então, que havia um mercado para uma agência de ajuda temporária - e a Manpower nasceu.

1952

Expansão nos EUA

A Manpower expande suas operações nos Estados Unidos para incluir locais em Minneapolis, Cleveland, Cincinnati, Nova York, Pittsburgh e Boston.

1953

Lançamento da Manpower Foundation nos EUA

A Manpower lança a Manpower Foundation, que se dedica ao apoio a iniciativas de capacitação profissional e educação nos EUA, e está ativa até hoje como Fundação ManpowerGroup. Para fazer um pedido de concessão à Fundação ManpowerGroup,   clique aqui.

1954

Primera franquicia se abre

Abertura da primeira franquia A Manpower continua a expandir oferecendo oportunidades de franquia, além de filiais próprias da empresa.

1956

Abertura dos Primeiros escritórios internacionais

A Manpower torna-se uma empresa internacional, abrindo escritórios em Montreal e Toronto.

Expansão no Reino Unido

A Manpower se expande para a Europa, estabelecendo operações no Reino Unido. O ManpowerGroup agora possui escritórios em 29 países do Norte da Europa: Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Cazaquistão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, África do Sul, Suécia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido.

1957

Expansão na França

A Manpower estabelece operações na França, que cresceu para se tornar o maior mercado internacional da empresa. Hoje, as operações do ManpowerGroup no sul da Europa estão presentes na França, Grécia, Guadalupe, Israel, Itália, Martinica, Mônaco, Marrocos, Nova Caledônia, Portugal, Reunião, Turquia e Tunísia.

1958

Criação do Salespower

O Salespower, uma divisão da Manpower, é estabelecido em Chicago com Aaron Scheinfeld. O Salespower fornece vendedores, demonstradores, profissionais de televendas, compradores de comparação, amostras de produtos, pesquisadores e entrevistadores.

1960

Estabelecimento do Programa de Associados

O Programa Manpower's Associates permite que um negócio de serviços abra uma filial da Manpower em conjunto com o negócio e, ao longo do tempo, crie uma operação de franquia de pleno direito.

1962

Lançamento da MEOS nos EUA e no Canadá

A Manpower lança a Pesquisa Manpower Employment Outlook, uma previsão trimestral de intenções de contratação em regiões e setores, nos Estados Unidos e no Canadá.

1963

Introdução da Campanha "White Glove Girl"

Em uma época em que era incomum a presença de mulheres no local de trabalho, a Manpower apresenta sua campanha de marketing "White Glove Girl", que oferece às mulheres uma ponte para o emprego. Expansão na América do Sul Em 1963, a Manpower inicia operações na América do Sul, abrindo um escritório no Chile. Hoje, o ManpowerGroup opera em 10 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Expansão na América do Sul

Em 1963, a Manpower iniciou suas operações na América do Sul, abrindo um escritório no Chile. Atualmente, o ManpowerGroup opera em 10 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

1964

Estabelecimento do Youthpower

Em um esforço para encontrar empregos de verão para estudantes do ensino médio e universitário, a Manpower inicia o Youthpower, um serviço sem fins lucrativos para a juventude americana, em que estudantes voluntários trabalham com empresas locais para encontrar empregos para outros estudantes. Em 1966, a Manpower recebe um certificado de apreciação pelo programa do presidente Lyndon Johnson.

Expansão na Ásia

A Manpower entra na região da Ásia-Pacífico, estabelecendo escritórios em Hong Kong. Hoje, o ManpowerGroup opera em 12 países e territórios da Ásia-Pacífico: Austrália, China, Hong Kong, Índia, Japão, Coréia, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Taiwan e Tailândia.

1967

O estoque da Manpower é negociado publicamente na NYSE

A Manpower torna-se uma empresa pública com uma oferta pública inicial na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o símbolo do ticker: MAN

1968

Estabelecimento da Manpower Technical

MA Manpower reconhece uma demanda por empregados temporários em campos fora das arenas tradicionais do escritório, clerical e industrial. Uma nova divisão, Manpower Technical, é criada para se especializar em áreas como engenharia e pessoal de TI de nível básico. Isso representa o lançamento da Manpower no negócio de profissionais graduados.

1969

Expansão na América Central

A Manpower estabelece suas operações na América Central no México. Hoje, o ManpowerGroup atua na Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Panamá.

Introdução da filosofia "Consciência da Manpower"

O co-fundador da empresa, Elmer Winter, apresenta a "Conscience of Manpower", uma filosofia corporativa que reconhece as pessoas da empresa como seu maior ativo e incentiva a igualdade de tratamento.

1973

A Manpower se muda para uma nova sede internacional

Após 25 anos de negócios, a Manpower muda a sede internacional para um subúrbio de Milwaukee. A empresa ficou localizada nesta instalação até setembro de 2007, quando mudou-se para o centro de Milwaukee em uma nova sede consolidada.

1974

A receita ultrapassa 50% com os escritórios fora dos EUA

No ano fiscal de 1974, a Manpower, pela primeira vez, obtém mais de 50% de suas receitas e ganhos líquidos de escritórios fora dos Estados Unidos.

1976

Aquisição da Manpower pela Parker Pen Company

Elmer Winter se aposenta e vende a Manpower para a Parker Pen Company em Janesville, Wisconsin. A Manpower eventualmente emergiu independente da Parker Pen em 1986.

Mitchell Fromstein nomeado presidente e CEO

Após a aposentadoria de Elmer Winter, Mitchell Fromstein junta-se à Manpower como presidente e CEO, cadeira que ocupou pelos 23 anos seguintes.

Introdução do Sistema de Desempenho Previsível

O processo proprietário da Manpower de entrevistar, testar e treinar trabalhadores e combiná-los com trabalhos para os quais são adequados é formado em um sistema abrangente denominado Sistema de Desempenho Previsível. Este sistema mais tarde se torna a base para o programa de qualidade ISO 9000 da Manpower.

1982

Introdução do software de treinamento Skillware®

Considerando a necessidade de treinar trabalhadores em novos sistemas de automação de escritório e software, a Manpower desenvolve e apresenta a Skillware. Hoje, a Manpower treinou mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo usando o Skillware, incluindo nossos funcionários, bem como os funcionários de mais de 75 das empresas Fortune 100.

1985

1000 escritórios em todo o mundo

A Manpower ultrapassa o número de 1000 escritórios em todo o mundo.

1986

A Manpower Emerge Independente da Parker Pen

A Manpower emerge independentemente da Parker Pen Company e as ações da Manpower Inc. são cotadas e negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo: MAN.

1987

Introdução do Ultradex™

Após mais de três anos de desenvolvimento, a Manpower apresenta a Ultradex ™, uma bateria de testes validada, que ainda é o único sistema de testes no segmento de serviços de emprego, projetado para determinar a qualidade de trabalho do candidato, a atenção aos detalhes, a capacidade de seguir a linguagem verbal e Instruções escritas, velocidade e destreza, e competências e habilidades na execução de tarefas. Esses testes garantem que os funcionários temporários da Manpower desfrutem seus empregos e tenham as habilidades certas para serem bem-sucedidos.

Aquisição do Brook Street Bureau pela Manpower

A Manpower adquire o Brook Street Bureau, uma empresa do Reino Unido com foco no fornecimento de pessoal permanente, temporário e contratado para cargos de escritório, secretariado e indústria leve. Esta aquisição representou o lançamento da Manpower no negócio de pessoal permanente.

As vendas mundiais superam 1 bilhão de dólares

As vendas mundiais da Manpower Inc. superam 1 bilhão de dólares.

Aquisição da Manpower pela Blue Arrow PLC

A Blue Arrow PLC, a maior empresa de serviços de emprego da Grã-Bretanha, adquire a Manpower, uma empresa sete vezes maior que sua dimensão.

1991

Manpower Emerge Independente da Blue Arrow

Mitchell Fromstein, juntamente com outros investidores, reorganiza e restabelece Manpower independente da Blue Arrow PLC.

1994

2000 Escritórios em todo o mundo e vendas superam 5 bilhões de dólares

A Manpower continua a expandir sua presença global, com mais de 2000 escritórios em todo o mundo e vendas de mais de 5 bilhões de dólares.

Lançamento do L'Institut Manpower pela Manpower França

A França lança L'Institut Manpower, que reúne sociólogos, economistas, líderes empresariais, especialistas independentes do mercado de trabalho e líderes de pensamento para discutir mudanças no mundo do trabalho. O instituto desenvolve e apresenta estudos para antecipar, compreender e explicar os desenvolvimentos do mercado de trabalho e do emprego e suas participações.

1995

Soluções de terceirização oferecidas aos clientes da Manpower

Respondendo à demanda dos clientes, a Manpower começa a oferecer serviços de terceirização de gerenciamento de RH e processos em uma base limitada, que foi se expandido para uma linha de serviços em todos os países em 2003, e se tornou uma unidade de negócios formal, Manpower Business Solutions, em 2004.

1996

Lançamentos TechTrack™

Para ajudar os contratados de TI a adquirir novas habilidades no mundo da tecnologia em rápida mudança, a Manpower cria TechTrack ™, treinamento em informática para profissionais de TI. O TechTrack ™ também ajuda a Manpower a manter um grupo altamente qualificado de candidatos para atividades de TI.

Operações expandidas em mais de 40 países

A Manpower Inc. tem operações em mais de 40 países.

1998

Copa do Mundo de Futebol (França) Patrocinado pela Manpower

Como patrocinador / fornecedor da Copa do Mundo de 1998, na França, a Manpower contrata e treina as pessoas para cada trabalho relacionado ao evento, desde os gerentes com responsabilidade pelas operações em cada local da Copa até os mais de 12.000 voluntários.

Lançamento do Centro Global de Aprendizado

A Manpower cria o Centro Global de Aprendizado (Global Learning Center - GLC) para oferecer treinamento online para sua força de trabalho global. Uma biblioteca em expansão de cursos administrativos e de treinamento em informática está disponível online para funcionários da Manpower em nove idiomas, o que lhes proporciona uma maior capacidade de melhorar suas habilidades e avançar em suas carreiras.

3000 escritórios, 50 países e vendas de mais de 10 bilhões de dólares

A rede Manpower continua a expandir, com a empresa adicionando 1000 escritórios e duplicando suas vendas em apenas quatro anos. Neste momento, a empresa tem presença em 50 países ao redor do mundo.

1999

Jeff Joerres nomeado CEO

Mitchell Fromstein se aposenta e John Walter nomeado presidente Mitchell Fromstein se aposenta como presidente, CEO e presidente do conselho de administração. Fromstein é nomeado presidente emérito, Jeffrey Joerres é nomeado presidente e CEO, uma promoção de seu cargo anterior como vice-presidente sênior de Operações Europeias e Gerenciamento e Desenvolvimento de Contas Globais. John Walter, presidente aposentado e COO da AT & T, é nomeado presidente não executivo do conselho.

Manpower Professional é lançada nos EUA e no Canadá

A antiga divisão técnica da Manpower é remodelada dentro dos EUA e Canadá como Manpower Professional para refletir a gama expandida de serviços de profissionais fornecidos aos clientes em áreas de TI, engenharia, telecomunicações, finanças, científicas e outros setores.

Lançamento do TechReach™ nos EUA

A Manpower lança o TechReach em cidades dos EUA, um programa que oferece a profissionais em subempregos treinamento intensivo, certificação técnica, atualizações contínuas de habilidades, mentoring e posições com os empregadores dentro de sua comunidade.

2000

Elan Group, Ltd. adquirido pela Manpower

A Manpower adquire o Elan Group, Ltd., uma das maiores empresas independentes de pessoal de TI da Europa, e planeja unir suas operações de pessoal de TI em toda a Europa sob a marca Elan. Esta fusão criará uma força dinâmica para a liderança pan-europeia na indústria de pessoal de TI.

Abertura de escritório em Xangai

A Manpower estabelece um primeiro escritório de parceria internacional com o governo chinês para desenvolver estratégias de recursos humanos e infraestrutura para apoiar a força de trabalho em rápida expansão da nação.

2001

Jeff Joerres nomeado presidente do conselho

Jeffrey A. Joerres, presidente e CEO da Manpower Inc., recebe o título adicional de presidente do conselho na reunião anual de acionistas no dia 1º de maio. John Walter, presidente não-executivo desde abril de 1999, permanece no conselho da Manpower.

Jefferson Wells International adquirido pela Manpower

A Manpower adquire a Jefferson Wells International, Inc., um fornecedor de serviços profissionais em rápido crescimento nas áreas de auditoria interna, contabilidade, tecnologia e impostos, por 174 milhões de dólares em julho de 2001. A empresa tem sede em Milwaukee e escritórios em todo os EUA e Canadá.

2003

4000 escritórios em todo o mundo

A rede da Manpower se expande para mais de 4000 escritórios em todo o mundo.

Início da Expansão Global dos Serviços de Força de Trabalho Permanente

Permanente A desregulamentação do mercado de trabalho em todo o mundo permite à Manpower expandir globalmente seu serviço de força de trabalho permanente.

2004

Aquisição da Right Management pela Manpower

A Manpower adquire a Right Management, a maior empresa de consultoria de transição de carreira do mundo, por aproximadamente 488 milhões de dólares em janeiro de 2004. A empresa está sediada na Filadélfia e atende clientes por meio de uma rede global de 300 escritórios em 35 países e pela Internet.

Estabelecimento da Manpower Foundation pela Manpower México

A Manpower México lança a Manpower Foundation para apoiar programas destinados a ajudar a melhorar a empregabilidade.

Jogos Olímpicos em Atenas com a Manpower Grécia

A Manpower Grécia fornece trabalhadores para muitas áreas dos Jogos Olímpicos em Atenas, atingindo receitas recorde e vagas de trabalho para o ano.

2005

Manpower India adquire três divisões da ABC Consultants

A aquisição da Manpower India de três divisões da ABC Consultants, a principal empresa de recrutamento de executivos do país, dobra a presença da Manpower na Índia e surge como o líder do mercado para serviços de força de trabalho permanente.

As vendas mundiais superam 15 bilhões de dólares

As vendas mundiais da Manpower Inc. superam os 15 bilhões de dólares.

2006

Manpower lança seu novo logotipo de identidade de marca

Pela primeira vez na história de 58 anos da Manpower, a empresa faz uma alteração de branding, emergindo como líder no setor de serviços de emprego e especialista no mundo do trabalho.

2007

Manpower se muda para a nova sede global

Em setembro de 2007, a Manpower mudou-se para uma nova sede consolidada no centro de Milwaukee. Cerca de 900 funcionários estão localizados na nova instalação.

2008

Expansão no Oriente Médio

Em janeiro de 2008, a Manpower adquire a Clarendon Parker Oriente Médio, fazendo da Manpower Oriente Médio o líder do mercado para serviços de emprego na região, com operações nos Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Kuwait, Catar e Arábia Saudita. Até a data, a Manpower tem operações em 80 países e territórios.

Vitae e CRI adquiridos pela Manpower

Em março de 2008, a Manpower adquire a Vitae, uma das principais empresas de colocação profissional com 10 escritórios na Holanda, e a CRI, provedora líder de RPO sediada em Los Angeles.

Celebração do 60º aniversário

Em novembro de 2008, a Manpower comemora seis décadas ajudando organizações e indivíduos a vencerem no mundo do trabalho. Desde 1948, a Manpower se tornou uma empresa global de 22 bilhões de dólares sob a supervisão de apenas três executivos-chefe, o co-fundador Elmer Winter, Mitchell Fromstein e o atual CEO Jeff Joerres.

2009

Operação no Vietnã - A Manpower é a primeira empresa de serviços de emprego com investimento estrangeiro a receber licença no Vietnã

Em fevereiro de 2009, a Manpower se torna a primeira empresa de serviços de emprego com investimento estrangeiro de 100% a fazer negócios no Vietnã. Com a adição da operação vietnamita, a Manpower possui mais de 3900 escritórios em todo o mundo.

Morte de Elmer Winter

Em 22 de outubro de 2009, o co-fundador e ex-presidente da Manpower, Elmer Winter, falece aos 97 anos. O inverno assumiu um enorme orgulho em assistir as pequenas empresas que ele co-fundou em 1948 para uma empresa de soluções de mão-de-obra de US $ 22 bilhões com escritórios em 80 Países.

Manpower Inc. oferece o maior e mais complexo programa de RPO do mundo

A Manpower Inc. anuncia que o Australian Defence Force (ADF) selecionou a Manpower para liderar seu programa de serviços de recrutamento baseado em resultados. Com o maior e mais complexo programa de RPO do mundo, a Manpower gerencia o ciclo de vida completo do processo de recrutamento do ADF como uma extensão contínua do departamento de recursos humanos da empresa.

2010

Aquisição da COMSYS IT Partners Inc. pela Manpower

Em abril de 2010, a COMSYS IT Partners Inc. tornou-se parte da Manpower Inc., complementando os serviços da Manpower Professional.

2011

A Era do Potencial Humano é Identificada

A Manpower Inc. anuncia o início de uma nova era mundial: a Era do Potencial Humano. Nesta nova era transformadora do mundo, o potencial humano se torna o principal agente do crescimento econômico e o acesso ao talento substitui o acesso ao capital como o principal diferencial competitivo para as organizações.

Manpower Inc. nomeada uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute e uma das empresas mais admiradas da Fortune

A Manpower Inc. é a única empresa em seu segmento a ser nomeada uma das Empresas Mais Éticas do Mundo pelo Ethisphere Institute por seu comprovado compromisso com práticas éticas nos negócios. A Manpower também é reconhecida como líder do segmento pela revista Fortune, que nomeou a empresa em primeiro lugar em sua lista de 2011 das Empresas mais admiradas no segmento de ajuda temporária.

Ethisphere Institute e Fortune

Manpower Inc. foi nomeada uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute e uma das empresas mais admiradas da Fortune

ManpowerGroup - A primeira empresa de soluções inovadoras de força de trabalho do mundo evolui da Manpower Inc.

A Manpower Inc. torna-se ManpowerGroup, evoluindo para refletir os novos desafios e complexidade trazidos pela Era do Potencial Humano. Para refletir esta nova realidade e articular melhor sua família de marcas e conjunto de soluções, o ManpowerGroup agora inclui: Manpower (líder global em recrutamento e seleção de mão de obra temporária e permanente e o núcleo do negócio do ManpowerGroup), Experis (uma empresa consolidada de recursos profissionais), a Right Management (a maior empresa de transição de carreira do mundo e líder mundial em soluções de força de trabalho de talento e carreira) e ManpowerGroup Solutions (fornecendo serviços de recursos humanos e terceirização e iniciativas de força de trabalho baseadas em resultados).

Lançamentos da Experis

Três das principais organizações de soluções e talentos profissionais na América do Norte anunciam a evolução da marca, mudança de logotipo e mudança de nome para Experis, oferecendo talentos sob demanda para cargos críticos em TI, finanças e engenharia. 

Aquisição da Proservia pelo ManpowerGroup

A Proservia juntou-se ao ManpowerGroup para liderar o negócio de outsourcing de TI na França 

2012

Ethisphere Institute - ManpowerGroup foi nomeado uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute pelo segundo ano consecutivo

O ManpowerGroup é reconhecido pelo seu comprovado compromisso com a liderança ética, compliance, responsabilidade social corporativa e práticas comerciais em geral. O ManpowerGroup é mais uma vez a única empresa do segmento considerada uma das Empresas mais Éticas do mundo.

Sessão do G20 - O ManpowerGroup apresenta as principais prioridades da força de trabalho para manter a economia global na Sessão do G20

Jeff Joerres, presidente e CEO da ManpowerGroup, e co-presidente da Task Force B20 on Employment, elenca cinco prioridades globais escaláveis ​​para impulsionar e sustentar o emprego em todo o mundo na Cúpula dos Líderes do G20 no México. As recomendações são: comprometer-se com investimentos estratégicos em infra-estrutura; implantar reformas e políticas estruturais do mercado de trabalho; facilitar o crescimento das pequenas e médias empresas e modelos de negócios inovadores; melhorar a colaboração entre empresas e instituições educacionais; promover estágios e programas de aprendizado.

Expansão da MEOS – Pesquisa de Expectativa de Emprego expande para 42 países e territórios

O ManpowerGroup examina o mercado de trabalho na Finlândia pela primeira vez no quarto trimestre de 2012, ampliando a pesquisa de emprego mais completa, abrangente e voltada para o futuro do mundo. A pesquisa agora consulta mais de 65 mil empregadores em 42 países e territórios em todo o mundo.

2014

Jonas Prising como o quarto diretor executivo da empresa (CEO) a partir de 1º de maio de 2014

Jonas foi nomeado para se juntar ao conselho de administração. Prising é atualmente presidente do ManpowerGroup e vice-presidente executivo para as Américas e sul da Europa. Joerres assumirá o papel de presidente executivo após a nomeação de Prising.

 

2015

ManpowerGroup adquire Atos

A subsidiária francesa da ManpowerGroup Proservia diversifica ainda mais o portfólio de TI por meio da aquisição dos serviços de suporte de usuários e de usuários finais da Atos.

ManpowerGroup adquire a Greythorn

O ManpowerGroup expande as capacidades asiáticas nos setores de Tecnologia e Finanças com a aquisição da Greythorn, uma das principais empresas de serviços profissionais e recrutamento especializada em tecnologia e finanças. A Greythorn se torna uma subsidiária integral da ManpowerGroup Australia, operando sob a marca Experis.

ManpowerGroup adquire 7S Group na Alemanha

O ManpowerGroup aprimora suas competências de soluções de força de trabalho no mercado alemão, ampliando ainda mais sua gama de soluções em setores especializados, consultoria e serviços de terceirização. 

O presidente executivo do ManpowerGroup Jeffrey A. Joerres se aposenta depois de 22 anos

Jeffrey A. Joerres se aposenta como Presidente Executivo do Conselho de Administração, a partir de 30 de dezembro de 2015.  O Sr. Joerres é sucedido pelo CEO do ManpowerGroup, Jonas Prising, que assume também o cargo de Presidente do Conselho.

 

2016

A Manpower apresenta o MyPath

O MyPath inclui oportunidades de treinamento, assessment e aprimoramento e graduação gratuita para alocados com ambições de avançar em suas carreiras.

ManpowerGroup lança novo Plano de Sustentabilidade

O ManpowerGroup está empenhado em gerar emprego significativo e sustentável, fazendo com que as pessoas se preparem para o trabalho, ajudando-as a permanecerem relevantes com o desenvolvimento de suas competências e ampliando a diversidade em locais de trabalho integrados e inclusivos. O emprego significativo e sustentável tem o poder de mudar o mundo.

2017

ManpowerGroup é nomeado a empresa mais ética do mundo pelo Ethisphere Institute e uma das empresas mais admiradas da Fortune

Pelo sétimo ano consecutivo, ManpowerGroup foi nomeado como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute, líder mundial na definição de práticas éticas de negócios. O ManpowerGroup também foi nomeado uma das Empresas mais Admiradas do Mundo da Fortune Magazine pelo 14º ano consecutivo - uma das apenas 40 empresas a serem nomeadas para ambas as listas em 2017.

 

Web Content Viewer (JSR 286)

Actions
Loading...